Postagens populares

Poetizando






-------------------------------------------------- 
As bombas caem por todo o mundo
As bombas caem nas cidades
As bombas caem matando crianças inocentes.
Elas caem aqui e acolá, não importa se é irmão matando irmão.
O que os homens fazem é jogar suas bombas, para poder marcar e ampliar seu espaço, são como cães selvagens atacando a todos que se atrevem a entrar no espaço que considera seu, mesmo que outro já o tenha demarcado.
-----------------------------------
AMIZADE DE AMIGO



Você me perguntou o que era ser amigo, o que era ter amizade, fui buscar tais informações nas letras Primeiras abri o dicionário antigo e estava lá: amigo é que sente amizade por partidário que está em boas relações com outrem ou amásio, sendo: amizade afeição recíproca entre dois entes. A curiosidade me levou a verificar o que era amásio pessoas que tem relacionamento sentimental com outrem. Indo então ao dicionário moderno descobri que amigo é afeição de uma pessoa por outra, é a ligação entre dois seres, companheirismo, camaradagem, amásio palavra que tem o sentido de amante que significa pessoa que ama, apaixonado. Pois é de uma palavra busca-se outras, e descobre-se a profundidade sublime da relação de amizade entre dois seres. Mas definir o sentimento, relação de difícil definição, sem mensuração, ou se tem ou não tem. Entretanto, quando se têm é infinita, única e verdadeira, pois a amizade não admite mentiras, nem mesmo aquelas sem maiores conseqüências para não ferir. Não a amizade pressupõe reciprocidade verdadeira, simplicidade, cumplicidade, maior que a dos amantes, dos enamorados.
Ter amizade é saber ver os defeitos e qualidades do amigo e poder lhe dizer sem medo o que acredita o que vê.
Poetas, escritores tangiversam constantemente sobre o significado de tão doce sentimento, mais tão difícil de ser verdadeiro e de se encontrar, então quando encontramos um amigo não o queremos perder, nem para a vida nem para a morte. Amiga, descobri então a profundidade da Amizade que sinto por ti, apesar de não saber se a recíproca é verdadeira, no entanto, sinto-a no fundo de meu âmago a veracidade de tua amizade por mim, só que demonstrada a tua moda, difícil, mais verdadeira e profunda, só que por mim muitas vezes incompreendida.
Não sei se consegui expressar a profundidade de meus sentimentos, com certeza que não, pois sentimentos não se expressam em simples folha de papel, mas no agir diário da convivência.
Com carinho te dedico estas elucubrações, sobre o tema que instiga e atormenta nossos pensamentos.
Vassouras, 04 de fevereiro de 04.

  _______________________________


Paralelos

Do nada paralelos mundos,
se amontoam e transformam,
levam a destruição,
e do nada surge um novo mundo,
de esperança e glória.
------
 Lacrimas

Mesmo quando se pensa que toda as lacrima foram derramaram por um amor, nunca serão todas, pois muitas ficam por derramar assim como muito fica por dizer. E no auge da paixão se diz o que não deveria nunca ser dito. Quando tudo acaba o que fica é um gosto amargo, de derrota, de final inexorável.
Às vezes acabamos magoando e nos magoando quando o que queríamos era só acertar.
E às vezes magoar faz muito mas mal para quem magoou do que para quem foi magoado.
Nada nunca será como antes, mesmo que tudo volte ao normal teremos mexido com estruturas profundas e falado coisas que machucaram e que ficarão gravadas para sempre em nossa memória.
Mas aconteça o que acontecer o meu coração será sempre seu., não tem jeito é Maktub e talvez algum dia quando a matéria for só uma lembrança para algum ente querido possamos voltar a estar juntos.
 
------

Palavras não ditas

Amar é o paraíso e o inferno juntos a caminharem sem levar a lugar a algum, levando aos píncaros do êxtase ou ao mais profundo abismo de fogo, que queima sem queimar.

Tem coisas em nossa vida que era melhor nunca ter acontecido. Mas nunca podemos nos arrepender do que tenha acontecido.
Te conhecer é uma dessas coisas, se soubesse que vindo para cá te encontraria, não sei se teria vindo, talvez minha vida fosse pior lá, mas o sofrimento de te ter e não te ter é pior com os sonhos e a esperança que tinha anteriormente de te encontrar um dia em algum lugar, mas se soubesse a roupa que estaria usando nunca teria vindo, pois foi o paraíso te encontrar mas também o inferno.
------

Um patrimônio uma história

A cidade, adormecida não vê seu patrimônio queimar.
Foram os fogos de artifício, dizem alguns.
Um estrago, um prédio de muitas histórias
torna-se um amontoado de cinzas.
E o perigo encontra-se presente.
Afinal são todos prédios antigos, tombados por força de lei.
Tombados em virtude das histórias que guardam em suas entranhas.
E se existem mundos paralelos
Seus habitantes choram
a destruição crescente do outrora mundo encantado
dos grandes senhores fazendeiros.
---------------------------------
Se pensarmos Vassouras poeticamente
Não podemos deixar de citar seu luxuoso casario.
A circundar suas mais importantes praças.
A Eufrásia Teixeira Leite, com seus caramanchões
dando passagem para quem entra na Casa da Câmara.
Logo a seguir a Barão de Campo Belo, a mais linda e suntuosa de todas as praças,
com seu correto de pedra, dando para o laguinho de peixes.
e no meio como um divisor o grandioso chafariz, ostentando sua potencia.
A potencia de uma cidade.
E lá no alto da praça como a um feixe de luz a Igreja Matriz
de Nossa Srª. da Conceição de Vassouras, que mesmo tendo nascido posteriormente a cidade a ela cedeu seu nome e sua proteção. Tornando-se Padroeira de uma cidade, nem sempre santificada em suas ações anteriores.
E passando a Igreja Matriz, chegamos a Praça Sebastião de Lacerda, onde os velhinhos do Asilo todas as manhãs tomavam banho de sol, relembrando os tempos antigos, quando Vassouras era uma prospera cidade, com cinema e teatro.
Do teatro hoje somente um muro, moderno, que em nada remete o teatro que antes ali havia.
E finalmente a Praça Cristóvão Corrêa e Castro, primo amado de Eufrásia, pracinha bucólica, sendo o caminho do cemitério, dos bancos mais nada resta, somente lembranças fotográficas. Alias praça essa que quase ninguém sabe o nome.
E cercando toda essa extensão de ruas e praças, encontra-se o casario tombado.
A casa das quatorze janelas azuis. A casa onde antes funcionou uma pizzaria,
A Casa de Cultura, palco de muitas histórias, e tantas outras com histórias para contar.
E se andarmos além da Praça chegar-se-á a rua da Pedreira, antigo Pelourinho, onde hoje se vê parte do patrimônio moderno de nossa cidade. O Memorial Manoel Congo. grande herói da resistência Negra vassourense.
E percorrendo os caminhos vamos apreciando como em um calidoscópio nossa história acontecendo.